Gestora de RH entre pilha de papéis e painel de sistema digital em escritório

Os custos de manter processos manuais nem sempre aparecem em relatórios, mas refletem diretamente no caixa do negócio. Hoje eu quero mostrar os sinais claros de que um RH manual pode estar saindo mais caro do que adotar uma plataforma como a Taggui RH.

O retrabalho consome o tempo do seu RH?

Já notei em muitos clientes que processos manuais, como preencher planilhas e refazer documentações, geram uma rotina de retrabalho. Isso rouba horas preciosas que poderiam ser destinadas a atividades realmente estratégicas.

  • Atualização dupla de dados em diferentes planilhas;
  • Reenvio de comunicações internas por falta de controle centralizado;
  • Correção de informações em documentos recorrentes, como ponto e folha de presença.

Para simular o impacto disso, imagine um setor de RH com 3 colaboradores gastando, pelo menos, 1 hora por dia em retrabalho. No mês, são cerca de 60 horas perdidas, que poderiam ser convertidas em ações para melhorar o clima e a performance do time.

Tempo desperdiçado é dinheiro jogado fora.

Uma solução objetiva é adotar sistemas centralizados, como a Taggui RH, que eliminam o retrabalho, organizando dados e automatizando atualizações.

Sobrecarga e desgaste do time de RH

Posso afirmar com convicção: quando o RH é focado apenas em tarefas operacionais, o time fica sobrecarregado e desmotivado. Percebi vários casos em que analistas trocam tarefas mais importantes por atividades repetitivas, resultando em rotatividade e custos de desligamento e recontratação.

Além de ser um custo invisível pelo lado financeiro, é um enorme prejuízo para o clima organizacional. O custo médio para substituir um colaborador no Brasil pode chegar a até 21% do valor anual do salário dele, segundo diversos estudos de gestão de pessoas.

Automatizar processos permite realocar seu time para o que realmente traz resultado para o negócio: gestão de talentos, clima e desenvolvimento.

Tempo perdido em atividades repetitivas

Já viu alguém gastar o dia todo preenchendo atestados, organizando arquivos ou controlando férias em planilhas? Isso é rotina em setores de RH manuais. Pelas minhas contas, pelo menos 40% do tempo do RH é gasto em tarefas administrativas quando não há automação.

Além do custo salarial, há o custo de oportunidade: enquanto o setor está “apagando incêndios”, não contribui para as metas da empresa ou para a inovação. E, no fim do mês, percebo que o valor investido em horas improdutivas quase sempre supera o custo de um sistema de RH.

Simulação simples de gasto

Imagine três colaboradores de RH dedicando 2 horas por dia para organizar documentos, lançar dados e buscar registros em arquivos físicos. São 120 horas/mês. Se cada um recebe R$ 2.500, o custo dessas horas chega a aproximadamente R$ 1.500/mês só nessa atividade. Um sistema como o Taggui RH custa bem menos e ainda libera o time para pensar a empresa.

Falta de dados confiáveis para decisões?

Outra situação que identifiquei nas PMEs é a ausência de indicadores precisos do setor de pessoas. A cada ano, aumenta a necessidade do RH ser estratégico e orientar decisões com base em dados, como taxas de absenteísmo, engajamento e desempenho. Quando tudo é feito em papel ou múltiplas planilhas, esses números nunca batem. A consequência é a imprevisibilidade do orçamento e decisões tomadas “no escuro”.

Uma solução simples? Sistemas que integram e cruzam informações, como a Taggui RH faz. Assim, decisões passam a ser baseadas em dados em tempo real.

Conclusão: RH manual está drenando seu orçamento?

Se algum desses sinais fez você lembrar do seu dia a dia, talvez você esteja deixando dinheiro na mesa. Já observei empresas que, após migrar para um sistema como o da Taggui RH, reduzem custos administrativos, ganham precisão e ainda conseguem tomar decisões mais rápidas e acertadas. O maior erro é achar que investir em tecnologia de RH é só para grandes empresas. Equipes pequenas ganham agilidade, evitam perdas e focam no crescimento.

Quer saber como a Taggui RH pode ajudar sua empresa a virar esse jogo e transformar problemas invisíveis em resultados concretos? Faça um teste e conheça de perto esse novo momento da gestão de pessoas.

Perguntas frequentes

Como saber se meu RH é manual?

Se grande parte dos seus processos depende de planilhas, arquivos físicos, emails para cada tarefa e digitação de dados repetidos, seu RH é manual. Outros sinais são a dificuldade constante em achar informações, atrasos em comunicados internos e falta de integração entre áreas.

Quais os custos do RH manual?

Os custos vão além do salário da equipe: incluem retrabalho, erros em folha, passivos trabalhistas, tempo gasto em tarefas repetitivas e até a falta de dados confiáveis para decisões. Esses gastos se somam e acabam sendo bem superiores ao investimento em um sistema integrado.

Vale a pena investir em sistema de RH?

Na minha experiência, vale sim. O retorno vem na redução de falhas, aumento da agilidade e capacidade do RH atuar de forma estratégica. Além disso, plataformas como a Taggui RH costumam ter valores acessíveis para pequenas e médias empresas, tornando a escolha ainda mais vantajosa.

Como automatizar processos do RH?

O primeiro passo é mapear os processos mais repetitivos (como folha, controle de ponto, envio de documentos) e buscar um sistema que centralize essas tarefas. Com plataformas como a Taggui RH, a automação é fácil e progressiva, podendo ser ajustada conforme as necessidades do negócio.

O que ganho com um sistema de RH?

Além de acabar com o retrabalho e reduzir erros, você ganha velocidade nos processos, informação qualificada para decisões e mais tempo para focar no desenvolvimento das pessoas. Na prática, o RH deixa de ser operacional e passa a ser parceiro do crescimento do negócio.

Compartilhe este artigo

Quer facilitar o RH da sua empresa?

Saiba como a Taggui RH descomplica processos e melhora a gestão de pessoas no seu negócio.

Conheça a Taggui RH
Cinara Tizziani

Sobre o Autor

Cinara Tizziani

Com experiência na criação e estruturação de áreas de RH em empresas em crescimento, com destaque para o setor de tecnologia. Atuo com foco em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de lideranças, construindo processos que fortalecem a gestão de pessoas. Minha missão é apoiar organizações a escalarem de forma sustentável, eficaz e alinhada à sua estratégia de negócios.

Posts Recomendados

WhatsApp