Você já deve ter ouvido por aí: “Aquela empresa tem uma cultura centrada em resultado.” Mas... como saber no que a sua cultura está centrada? Hoje vou te ajudar a fazer esse diagnóstico e dar os primeiros passos para trabalhar a cultura organizacional dentro da sua empresa.
Mas antes de tudo é importante definirmos:
O que é cultura organizacional?
A cultura organizacional nada mais é do que a “personalidade” da empresa. É o conjunto de comportamentos, crenças e valores que guiam as decisões e atitudes no dia a dia, tanto em momentos de tranquilidade quanto em tempos de crise (ainda mais em crise).
Ela é essencial para:
- Guiar novas contratações,
- Desenvolver e engajar o time,
- Tomar decisões estratégicas com mais clareza e alinhamento.
E é importante falarmos que não existe cultura certa ou errada. Existem culturas que se conectam melhor com algumas pessoas do que com outras. E tudo bem, essa é a vida.
Na maioria das vezes, principalmente em pequenas e médias empresas, a cultura nasce dos próprios fundadores ou executivos. Eles dão o tom, seja consciente ou inconscientemente. O desafio é tornar isso claro e intencional.
Mas, como eu faço esse diagnóstico e torno a cultura intencional?
O primeiro passo é entender como os colaboradores percebem a cultura interna. Isso pode ser feito de duas formas:
- Por meio de formulários com perguntas abertas,
- Ou com entrevistas individuais, que geram insights mais profundos.
AQUI tem uma sugestão de perguntas para o seu diagnóstico
Pronto, coletei as respostas e estou com vários dados na mão, bora analisar?
- Quais palavras aparecem com mais frequência?
- Os colaboradores têm uma visão parecida sobre a cultura? Ou existem percepções muito diferentes?
- Eles conhecem e reconhecem os valores, a missão e a visão da empresa? Se as respostas forem muito dispersas ou desconectadas da realidade, isso é um sinal de alerta.
- Compare com a cultura desejada (aquela dos fundadores, executivos, sócios…) Por exemplo: os líderes acreditam que a cultura é centrada em resultados, mas os colaboradores enxergam uma empresa voltada para relações próximas e acolhimento. Essa diferença precisa ser tratada com clareza e intenção.
Com esse diagnóstico em mãos, você já pode montar um plano para fortalecer ou ajustar a cultura organizacional. Algumas ações possíveis:
- Criar (ou atualizar) o Guia de Cultura da empresa, com valores, comportamentos esperados e antivalores. Divulgar esse guia para toda a empresa é essencial, deixe ele na intranet da empresa, se possível;
- Fazer ações de comunicação interna, reforçando os pilares culturais. Época de festa junina? que tal um correio elegante dos valores, em que as pessoas enviar feedbacks umas para as outras reforçando os valores organizacionais que a pessoa tem?;
- Realizar workshops de cultura com os times, em que vocês irão repassar os valores da empresa;
- Integrar a cultura ao processo de recrutamento, onboarding e avaliação de desempenho. Um exemplo é uma entrevista de cultura pautada nos valores organizacionais;
- Trabalhar os líderes como guardiões da cultura no dia a dia.
Fazer um diagnóstico de cultura organizacional é fundamental para construir um RH mais estratégico. Comece hoje mesmo essa jornada na sua empresa!